detox digital

Ah sim! Nós incentivamos o Detox Digital

O final de semana vem aí e que tal um detox digital? A internet pode ser muito proveitosa para todo mundo, pois nos entrega a possibilidade de conectar com pessoas distantes. Além de ser uma fonte de conteúdos de interesse, de entretenimento e lazer, como jogos, filmes, vídeos, entre outras diversas maneiras que podem nos ajudar no momento. Mas nem tudo são flores e o excesso pode se tornar um problema. 

Você já ouviu falar sobre o doomscrolling? De acordo com a Wired, o  termo se refere à  busca excessiva de informações nas telas do celular, que na grande maioria das vezes pode não agregar em nada ao usuário, muito pelo contrário, se trata de consumo de conteúdos cada vez mais supérfluos e sombrios! E esse foi exatamente o passatempo mais comum em 2020, pois segundo uma pesquisa da Squid durante o período de quarentena devido à Covid-19 o uso do celular aumentou cerca de 88,4%, principalmente perto das eleições dos EUA na busca descontrolada sobre atualizações de casos do coronavírus. 

O Detox Digital é importante e ter responsabilidade pela informação que você publica também! O Detox Digital não é um incentivo para que você  abandone o uso do seu smartphone, mas sim saber fazer um melhor uso e minimizar o tempo de consumo de conteúdos para que isso não atrapalhe sua saúde mental, física e seus relacionamentos familiar, com amigos, afetivo e até mesmo no trabalho. 

Há diversas formas para reduzir esse ciclo de consumo de informações tóxicas, como por exemplo, usar os controles de limitação de tempo de uso no próprio smartphone.

Como tem sido a sua rotina no uso da tecnologia? Ela tem te atrapalhado em algum sentido? Repense o uso e o tempo e perceberá que conseguirá aproveitá-la muito melhor do que antes. Que tal fazer um detox digital?

Comments are closed.