Qual-é-o-impacto-1

A nossa vida é regida por leis. Qual é o impacto da LGPD no nosso dia a dia

Nossa vida é regida por leis.

O convívio em sociedade requer algumas regras para respeito e boa comunhão com o próximo. Por isso, é preciso a implementação de algumas leis, a fim de instituir limitações do que não se deve fazer.

Por isso, a nossa vida é regida por leis. 

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem impacto direto em nosso dia a dia, principalmente nas relações comerciais e de consumo entre empresa e público alvo, que cresce a cada dia mais com a internet e a globalização, que mudaram o modo das pessoas usarem suas informações particulares.

Muitas empresas utilizam dados pessoais de clientes para traçar o perfil de seus usuários e entregar uma comunicação que alcance cada vez mais potenciais consumidores para o seu produto e/ou serviço. Com isso, as organizações terão de solicitar o consentimento da pessoa para utilização de seus dados, e esclarecer com o que e como utilizará os dados, possibilitando ao consumidor  o direito fundamental de sua  privacidade de informações.

Com isso, as empresas deverão adaptar seu modo de agir perante a captação de dados, por meio dos Termos de Uso que deixem de forma explícita e transparente qual o propósito e como essas informações serão processadas e sua finalidade. Além disso, esse acordo pode ser cancelado a qualquer momento por parte da pessoa que forneceu os dados, logo, a organização terá obrigatoriedade de excluir as informações de seu banco.

Além disto, a empresa se torna integralmente responsável pela garantia de segurança dos dados, e caso ocorra algum vazamento, deverá comunicar ao usuário que teve suas informações expostas de forma imediata, com o risco de haver algumas sanções.

terapeuta-tik-tok

Como o terapeuta pode usar o TikTok em sua estratégia

O TikTok teve uma explosão durante o período da quarentena. Esse aplicativo, que permite que as pessoas gravem vídeos curtos de até 1 minuto, mostra que veio para ficar! A ascensão da rede social já vinha desde de 2019, mas no início do isolamento social, com a busca por entretenimento por meio do celular, o app começou sua expansão.

Mas para quem pensa que o TikTok não pode ser uma ferramenta de trabalho e fazer conexão com seu público está muito enganado, existem diversos profissionais que usam a plataforma como forma de divulgação do trabalho e conteúdo! E um profissional da área da saúde, pode usar o TikTok como uma forma de produzir conteúdo sobre seu trabalho? A resposta é, sim!

Convidamos a terapeuta, Cendy Piccine para falar um pouco como criar conteúdo para esta plataforma que tanto cresce. Vale a pena conferir!

Quer ver mais exemplos na prática? Segue alguns vídeos de como um terapeuta pode usar o TikTok para criar aproximação, levar informação e até atrair mais clientes para seu negócio!

Cendy Piccine, usa a rede social para vídeos explicativos e questões cotidianas que podem ajudar os seus usuários, como no vídeo abaixo em que a profissional fala sobre “5 sinais que você está mentalmente exausto”:

@cendypiccine

Você tem algum desses sinais? Conta pra mim, vamos conversar nos comentários #ajuda #dica #foryoupage #fyp #terapia #harmonia #stress

♬ som original – CendyPiccine

Há também aqueles que optam por um conteúdo com cunho mais divertido, sem deixar também de levar informação, que é o caso da psicóloga, Roberta Moda em algum de seus vídeos: 

A criatividade pode ir muito além, utilizar músicas do momento e até dublagens que são disponibilizadas no app, que podem se encaixar conteúdo de sua área, são capazes de levar informação e conhecimento ao público e aproximá-los. Vale a pena tentar, que tal criar a sua conta no TikTok hoje?

you-post

Presta atenção no YouTube

Você percebeu que nesta pandemia causada pelo novo coronavírus houve uma explosão de lives no YouTube?



Devido a quarentena, muitas pessoas tiveram de ficar em casa para se proteger do vírus da Covid-19, e com isso houve um aumento expressivo de 91% de tempo do usuário brasileiro na plataforma do Youtube. Muitas empresas estão atentas às novas formas de comportamento do consumidor nas redes sociais, e não perderam tempo para se inserirem  nesse universo com a finalidade de se aproximar do seu público por meio do entretenimento, promoção ou informação!

Lives de diversos artistas patrocinadas, sorteios, shows, exercícios em casa, receitas, DIY (Faça Você Mesmo) foram exemplos de vídeos que tiveram alcance como nunca antes na plataforma, o que mostra o exponencial espaço que o YouTube pode nos oferecer. 

Quais conteúdos interessantes do seu universo profissional você pode produzir pensando no YouTube? Fica aqui o desafio de iniciar o ano, ensinando algo a alguém ou explorando um assunto bastante interessante que esteja relacionado com o seu trabalho e que possa ajudar muitas pessoas. Te vemos no YouTube? Depois comenta aqui sobre a sua criação!

Tendências-do-Marketing-Digital

5 Tendências do Marketing Digital para 2021

2021 já está batendo em nossa porta! Você já sabe quais são as tendências da área de marketing e mídias sociais que as agências e empresas estão de olho? A gente te conta!

Com a pandemia do coronavírus, ficou claro que o comportamento dos usuários mudou e surgiram novas formas de se comunicar e manter relacionamentos. Tentar criar conexões com o consumidor não pode se limitar em apenas posts em redes sociais visando apenas números, como curtidas, compartilhamentos e comentários. Pensando nisso, nós da Empreiteira Digital, separamos 5 tendências de mídias sociais para o ano de 2021.

Experiência do cliente

É um segmento que está em crescimento nos últimos anos, mas em 2020 a experiência do cliente e interações teve de ser cada vez mais personalizada, levando em conta que a experiência offline foi praticamente anulada devido à quarentena. Estude seu mercado e saiba sobre o que o seu cliente deseja e supere as expectativas em oferecer um conteúdo que faça, realmente, a diferença para aquilo que ele busca. Um bom atendimento fideliza seu cliente, além de trazer novos, afinal, lembre-se que o boca-a-boca também ocorre online. 

Escuta ativa

Saber escutar e entender o que as pessoas consomem é um grande passo. O consumidor de hoje quer cada vez mais se identificar nos anúncios das marcas com o intuito de manter uma relação mais próxima e até mesmo divertida. Ficar atento aos “memes”, músicas e vídeos que viralizam na Internet e inseri-los em sua comunicação pode ser uma boa forma de aproximação com o público.

Geração antenada

A geração de Baby Boomers (50 a 64 anos) está se inserindo cada vez mais no universo online. Apesar das empresas concentrarem maior parte de sua comunicação para esse público ainda no meio televisivo, essa turma tem um grande poder de influência na internet. É uma geração que começou a explorar seus hobbies de forma online. Deve-se levar em conta que os baby boomers possuem maior poder de compra, que as gerações mais novas. É bom ficar de olho e pensar em ações para esse público. Pense quais são os desejos que essa geração tem e aproveite isso em seus conteúdos e campanhas.

Engajamento e relacionamento com clientes

Clientes que vêm por meio das redes sociais podem ser para a vida toda! Prezar para manter um relacionamento próximo deles é muito importante, mas deve ser feito da maneira correta, pois se não, sua empresa pode estar perdendo tempo com um envolvimento que não está tendo um retorno esperado. Você sabia que cerca de 69% de alguns entrevistados profissionais de marketing em uma pesquisa de Transformação Social disseram que as mídias sociais ajudaram a manter uma conexão próxima com clientes durante a pandemia da Covid-19?!

Propósito não pode ser só na fala e sim na ação!

Missão, Visão, Valores e Propósito são muito legais no site ou nas comunicações das redes sociais, mas só falar não basta, tem que pôr em ação também! Empresas que respondem à mudanças e questões sociais de forma ética, mostra sua credibilidade e cuidado com clientes e seguidores, e pode apostar, as pessoas olham para isso! Mas vale ressaltar, esse propósito deve fazer parte da cultura da sua empresa.

shop streaming

Solução criativa: streaming de vendas

Maneira de tornar a experiência online mais humana agrada clientes

A experiência de compra pela internet pode ser muito solitária e fria. Pela tela, com zero contato humano. Muitas pessoas podem ter dúvidas, questionamentos, não ter paciência para pesquisar, sentir falta do bom e velho vendedor. Já ouviu falar streaming de vendas?

A solução pode ser um canal ao vivo pela internet, também chamado de shop streaming , onde o cliente conversa em tempo real com o vendedor. Uma maneira de humanizar um pouco a máquina.

Shop streaming

A opção já existe na China e alguns outros países. Conhecido como streaming de vendas – ou shop streaming – a novidade está chegando agora no Brasil. Também encontramos como live shopping, ou live commerce.

A China tem o maior mercado de livestreaming do mundo. Ela alcançou US$ 4,4 bilhões em 2018, com um crescimento de 32% ano a ano, de acordo com um relatório da Deloitte. O mesmo relatório estimou que o número de espectadores de livestream no ano passado na China totalizou 456 milhões.

Aplicações

Uma rede de lojas de vinhos é uma das primeiras a oferecer o serviço por aqui. O sistema levou um par de anos para ser implantado. Foi criada uma plataforma, que se uniu ao comércio eletrônico, e é de lá que o consultor tira as dúvidas e interage com os clientes. Como se de fato a pessoa estivesse na loja.

Um estúdio foi montado em uma pequena parte de uma das lojas da rede. Um vendedor fica disponível de 12h às 18h e os clientes digitam as dúvidas e ele responde no vídeo. A compra pode ser feita na hora, clicando na mesma tela do computador.

A estratégia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio. Já vemos lojas de sapato, e outros produtos do varejo, aderirem ao modelo.

E as redes sociais também são parte importante de divulgação e podem até funcionar como sua plataforma.

O custo é o mesmo de manter um vendedor dentro da loja física, só que o resultado é muito maior. Porque quando ele tira uma dúvida ou fala de algum produto para alguém, dezenas, centenas podem ouvi-lo ao mesmo tempo, em vez de atender algumas dezenas por dia, como acontece normalmente.

A Empreiteira Digital pode te ajudar a criar um ambiente desses para seu negócio.

Cuidados

Pense bem na sua logística, porque afinal você vai poder vender pelo mundo inteiro.

Outro cuidado importante é na escolha do vendedor para esse canal. Ele tem que compensar a distância com simpatia e envolvimento extra.

Em duas semanas, o shop streaming da loja de vinhos vendeu mais do que a loja virtual. E juntos, homem e máquina, se tornam mais eficientes.

pexels-kaboompics-com-6224

Sabe o que é benchmarking?

Entenda o contexto de empresas, concorrentes e parceiros

Quando falta experiência no projeto ou produto/ serviço que você está querendo desenvolver, um bom começo é fazer um benchmarking. Com ajuda dessa ferramenta você consegue entender melhor se vale a pena fazer o investimento, e quanto de esforço será necessário para chegar aonde se quer.

Algum parceiro ou concorrente já pode estar mais à frente na área que você deseja se aprofundar, então por que não estudar eles? Como eles estão usando as redes sociais? Como estão qualificando os leads? Que tipo de estratégias usam?

O benchmarking é uma sequência de perguntas para as pessoas certas sobre um assunto que você quer dominar. Você consegue ter mais segurança e entender melhor todo o contexto de onde deseja chegar.

Cuidado

Não é uma simples comparação de resultados. Cada empresa vive um cenário, um momento, então esse tipo de comparação muitas vezes não traduz a realidade. É preciso entender o cenário e trazer insights para melhorar seus processos e tomar decisões com maior base.

Tipos

Interno – Quando sua empresa for maior, pode ser que algumas áreas que não a sua utilizem processos diferentes e talvez mais eficazes. Você entra em contato e entende como estão agindo em pontos específicos.

Competitivo – É o mais usado e mais complexo. Seu concorrente não vai te passar informações de mão beijada. Algumas práticas vão te ajudar. Você pode se interessar como cliente e passear por todas as etapas de venda de um concorrente, entendendo como funciona o atendimento e alguns processos. Que ferramentas eles usam? Como se posicionam?

Cooperativo – Empresas concorrentes podem se ajudar. Juntas podem entender o mercado e chegar a um ponto específico trocando informações e analisando o cenário conjuntamente.

Funcional – Nada mais é do que entender processos junto a empresas que não necessariamente competem entre si. Com parceiros, empresas de conhecidos, amigos, você pode trocar informações sobre vendas, métricas específicas, e juntos ir melhorando.

Como fazer

Benchmark unilateral

Você faz sozinho, sem necessariamente ter outra pessoa ou empresa para troca de informações. Defina um objetivo, o que você quer entender, por exemplo, como usam o Whatsapp para fazer marketing. Busque empresas que você sabe que fazem isso.

Coloque a mão na massa, comprando algum produto do concorrente, entrando em contato, participando de fato do funil de vendas e tirando lições e aprendizados. Documente tudo e compartilhe com sua empresa toda. Tenha um plano de ação para colocar tudo em prática e ir mudando o que precisa ser mudado.

Benchmark bilateral

São duas empresas trocando informações. Defina os objetivos que querem alcançar, mapeie as empresas que usam o processo ou o serviço que desejam obter.

Convide pessoas-chave que podem colaborar com o aprendizado, que tenham cargos e possuam expertise. É hora de suar a camisa e colocar toda sua desenvoltura para convencer e conseguir falar com essas pessoas.

Se prepare para tirar o máximo das reuniões marcadas com essas pessoas-chave, de mais de uma empresa. Saiba o que perguntar, como extrair as informações certas, de forma educada. Lembre-se que essa pessoa está cedendo tempo e te ajudando. Valorize essa atitude e treine e escreva perguntas, respeitando o horário.

Levar brindes, agrados, pode quebrar o gelo e ajudar a estabelecer um link entre vocês.

Muito importante documentar tudo e colocar a mão na massa, mudando o que você aprendeu na sua empresa.

Se precisa de ajuda para transformar seu negócio, modernizando e deixando tudo mais digital e prático para seus clientes, a Empreiteira Digital tem a solução para você.

Como fazer Whatsapp Marketing

Como fazer Whatsapp Marketing

Ou qualquer ferramenta de mensagens que permita bate-papo, como Messenger, Telegram, entre outros

Embora cada ferramenta tenha uma especificidade, as técnicas e o conceito em geral serão os mesmos a serem aplicados neste tipo de marketing. O consumidor mudou o comportamento, então nada mais natural que a maneira de chegar até ele também mude.

Podemos considerar o marketing voltado para aplicativos de mensagens uma evolução do inbound marketing. Não é mais esperado um contato por email, telefone, por exemplo. Com a vida mais acelerada e de forma mais ansiosa, todos queremos receber as informações na palma de nossas mãos. Então nada melhor que usar esse tipo de mensagem.

Empresa e amigos estão interligados no mesmo ambiente virtual

É preciso estar onde o cliente está, e todo mundo está quase o tempo todo no celular. Outras dicas importantes são: criar um relacionamento duradouro, de forma humanizada, construindo confiança.

Seu lead já está habituado àquele ambiente, sendo o Whatsapp um dos aplicativos mais populares no mundo. A velocidade de comunicação é muito maior, e a grande maioria das pessoas presta mais atenção ao app do que ao email, por exemplo.

Estratégias

E-commerce – É possível usar o Whatsapp para recuperar uma venda não finalizada, quando a pessoa chega até a reta final, colocando produtos no carrinho, mas não finaliza a compra.

Usar no pós compra, mostrando ao cliente que está tudo certo e dando um acompanhamento sobre o produto que ele comprou. Até mesmo depois de ter sido entregue a compra, pode ser de bom tom pedir uma avaliação da experiência do cliente. Existem vários pontos de contato possíveis durante a compra.

Geração de leads – Ao fazer o download de algum material, a entrega pode ser feita pelo Whatsapp, uma maneira mais próxima e eficaz de deixar seu lead com o material que ele pediu.

Ferramentas de delivery – É praticamente a mesma ideia do e-commerce, na qual você vai mantendo o contato com o cliente em várias etapas do processo de compra. O importante é manter essa relação com o seu cliente sem tirá-lo de onde ele já está.

Follow-up de vendas – É possível fazer de forma automatizada ou até entregar algum conteúdo específico, mantendo a relação, e seguindo da forma mais confortável para o lado do consumidor.

Não faça spam

Um dos pontos mais importantes! Não mande conteúdo para pessoas que não são seus clientes, ou que não permitiram esse contato pelo Whatsapp. Caso aconteça você pode perder seu número comercial e jogar fora toda sua credibilidade e relação com os leads.

A conversa pelo aplicativo de mensagens deve ser sempre feita a partir do segundo contato, após um cadastro no seu site, ao colocar produtos no carrinhos, ou ainda após uma reunião de negócios.

Mantenha a personalização

Pelo app, no seu celular, você conversa com amigos, famílias, entre outros. Não faz sentido chegar uma mensagem que se pareça um email, ou que não seja pessoal. Isso pode afastar o possível cliente, o levando a denunciar o número, ou até a cortar contato.

Transpareça que cada mensagem é feita sob medida e sempre com permissão do outro lado para o contato direto, sempre perguntando no site, ou em outros meios, se a pessoa aceita receber novidades sobre seu negócio, por exemplo. Sendo algo combinado entre vocês.

Soluções

Whatsapp Business API – ferramenta que necessita de um investimento mais alto, mas como vantagem é possível enviar mensagens ativas, tendo que passar por um crivo da empresa de mensagens. Para cada mensagem ativa você paga um preço, além de pagar pelas mensagens recebidas dentro do prazo de 24 horas. As maiores empresas utilizam, devido ao custo, dessa solução. Como é um canal oficial tem mais possibilidades.

Soluções que simulam o Whatsappweb, como a da Octadesk, possuem algumas limitações, mas podem ser uma boa saída. Um time inteiro pode usar o mesmo número, facilitando o trabalho de atendimento.

O custo é único, não dependendo do número de mensagens recebidas ou enviadas. A desvantagem é que não é possível mandar uma mensagem ativa para vários clientes, até evitando problemas já falados aqui, como a perda do número após denúncias de spam.

Caso você queira ajuda para modernizar seu atendimento, a Empreiteira Digital pode te ajudar a encontrar a melhor solução.

O Whatsapp Business é gratuito, te ajuda a dar os primeiros passos, mas apresenta limites de automação, personalização, sendo um bom começo.

Usar seu site para criar um espaço, com bots, possibilitando um chat pode também ser uma solução satisfatória, dependendo do seu volume de atendimentos.