shop streaming

Solução criativa: streaming de vendas

Maneira de tornar a experiência online mais humana agrada clientes

A experiência de compra pela internet pode ser muito solitária e fria. Pela tela, com zero contato humano. Muitas pessoas podem ter dúvidas, questionamentos, não ter paciência para pesquisar, sentir falta do bom e velho vendedor. Já ouviu falar streaming de vendas?

A solução pode ser um canal ao vivo pela internet, também chamado de shop streaming , onde o cliente conversa em tempo real com o vendedor. Uma maneira de humanizar um pouco a máquina.

Shop streaming

A opção já existe na China e alguns outros países. Conhecido como streaming de vendas – ou shop streaming – a novidade está chegando agora no Brasil. Também encontramos como live shopping, ou live commerce.

A China tem o maior mercado de livestreaming do mundo. Ela alcançou US$ 4,4 bilhões em 2018, com um crescimento de 32% ano a ano, de acordo com um relatório da Deloitte. O mesmo relatório estimou que o número de espectadores de livestream no ano passado na China totalizou 456 milhões.

Aplicações

Uma rede de lojas de vinhos é uma das primeiras a oferecer o serviço por aqui. O sistema levou um par de anos para ser implantado. Foi criada uma plataforma, que se uniu ao comércio eletrônico, e é de lá que o consultor tira as dúvidas e interage com os clientes. Como se de fato a pessoa estivesse na loja.

Um estúdio foi montado em uma pequena parte de uma das lojas da rede. Um vendedor fica disponível de 12h às 18h e os clientes digitam as dúvidas e ele responde no vídeo. A compra pode ser feita na hora, clicando na mesma tela do computador.

A estratégia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio. Já vemos lojas de sapato, e outros produtos do varejo, aderirem ao modelo.

E as redes sociais também são parte importante de divulgação e podem até funcionar como sua plataforma.

O custo é o mesmo de manter um vendedor dentro da loja física, só que o resultado é muito maior. Porque quando ele tira uma dúvida ou fala de algum produto para alguém, dezenas, centenas podem ouvi-lo ao mesmo tempo, em vez de atender algumas dezenas por dia, como acontece normalmente.

A Empreiteira Digital pode te ajudar a criar um ambiente desses para seu negócio.

Cuidados

Pense bem na sua logística, porque afinal você vai poder vender pelo mundo inteiro.

Outro cuidado importante é na escolha do vendedor para esse canal. Ele tem que compensar a distância com simpatia e envolvimento extra.

Em duas semanas, o shop streaming da loja de vinhos vendeu mais do que a loja virtual. E juntos, homem e máquina, se tornam mais eficientes.

Comments are closed.